Desde os primeiros dias da IA (inteligência artificial), os cientistas da computação têm buscado replicar a capacidade humana de criar arte visual. No entanto, foi apenas nas últimas décadas que os avanços significativos na tecnologia de aprendizado profundo permitiram o desenvolvimento de IAs capazes de criar imagens de forma convincente e até mesmo surpreendente.
No início, as IAs eram limitadas em sua capacidade de gerar imagens realistas e estilisticamente coerentes. Elas eram frequentemente restritas a tarefas simples, como reconhecimento de padrões ou geração de imagens simples baseadas em regras predefinidas. No entanto, com o advento das redes neurais profundas e dos modelos de aprendizado de máquina mais avançados, as IAs começaram a demonstrar habilidades cada vez maiores no campo da geração de imagens.
Recentemente uma IA chamada “Ideogram” tem se destacado muito, essa ferramenta cria imagens incríveis de acordo com comandos detalhados.
Veja algumas imagens criadas pela IA “Ideogram”.
A ferramenta tem um uso bem simples, basta fazer login e começar a criar. Uma dica para que a sua imagem fique bem fiel ao seu prompt é traduzir seus comandos para inglês, assim a ferramenta vai entender melhor o seu prompt.
Uma ferramenta que pode te auxiliar na criação dos prompts é o famoso “ChatGPT”. Aqui estão alguns passos que você pode seguir.
Passo 1
Digite o seu prompt traduzido no gerador do “Ideogram” e click no botão “Gerar”.
Passo 2
Aguarde enquanto “Ideogram” gera as imagens.
Passo 3
Com as imagens geradas você pode abrir e baixar a imagem que melhor se encaixa ao seu prompt.
À medida que continuamos a avançar na pesquisa de inteligência artificial, é emocionante imaginar as futuras evoluções nesse campo. Com a rápida melhoria na capacidade das IAs de compreender e interpretar o mundo visual, estamos apenas arranhando a superfície do que é possível no campo da criação de imagens com inteligência artificial.
É importante ressaltar que, embora as IAs tenham feito avanços significativos na criação de imagens, elas ainda estão longe de alcançar a criatividade e o discernimento humano. No entanto, elas oferecem uma ferramenta poderosa e promissora para complementar e inspirar o trabalho dos artistas humanos, e o potencial para sua aplicação continua a crescer à medida que a tecnologia evolui.